Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

MEMBRANA PLASMÁTICA


FIGURA 1- Membrana Plasmática 
Paola Pisetta Raupp (2015)

“A estrutura e a função das células são criticamente dependentes das membranas, que não somente separam o interior da célula do seu meio, mas também definem os compartimentos internos das células eucarióticas, incluindo o núcleo e as organelas citoplasmáticas (COOPER, 2007)".
    A membrana plasmática é uma barreira de proteção à célula e está presente tanto em seres eucariontes quanto procariontes. Ela é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, que se divide em hidrofílicos (polares), ou seja, tem afinidade pela água e apresentam suas faces opostas uma as outras e hidrofóbicos (apolares), que tem repulsão a água. Dispostas na matriz lipídica encontram-se as proteínas, que podem ser periféricas ou integrais, e estas têm grande importância na retenção e transporte de moléculas através da membrana.
   O transporte é realizado de maneiras diferentes; no caso de substâncias lipossolúveis, atravessam diretamente a dupla camada lipídica; os íons e pequenas moléculas hidrossolúveis realizam esse processo através de pequenos canais presentes nas proteínas; já o restante das substâncias é transportado pelas próprias proteínas, do meio externo para o interno. Além disso, ele pode ser classificado como passivo, quando ocorre difusão simples ou facilitada, e ativo (com gasto de energia) como é o caso da bomba de sódio e potássio. O transporte é feito de forma seletiva para garantir o bom funcionamento da célula.
   Outros componentes presentes na membrana plasmática são os carboidratos, que se apresentam ligados a lipídios e proteínas, sendo chamados então de glicolipídios e glicoproteínas. Os mesmos realizam diversas funções que são fundamentais para a membrana, como por exemplo, a proteção da superfície da célula contra agressões mecânicas e químicas.
    Portanto, a membrana plasmática não é apenas uma fronteira para a célula, mas também fornece suporte físico para a atividade ordenada das enzimas que nelas se encontram, participa dos processos de endocitose e exocitose, torna possível o deslocamento de substâncias pelo citoplasma e possui receptores que interagem com moléculas do exterior.


REFERÊNCIAS
COOPER, Geoffrey M.. Membranas Celulares. A Célula. 3. ed. Porto Alegre, Rs: Artmed, 2007. Cap. 2, p. 78.


UM MATERIAL DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DA MEMBRANA PLASMÁTICA

          Com o intuito de proporcionar um meio didático alternativo ao estudo e aprendizagem da membrana plasmática que se encontra presente em todas as células existentes, nós elaboramos uma “membrana comestível”. A partir desta os alunos tem a oportunidade de visualizar as estruturas presentes nesta, aprendendo sobre suas importâncias e funções, além de saborear uma gostosa sobremesa!

O modelo da membrana plasmática é denominado mosaico fluido. Baseado neste, segue abaixo a imagem representando o resultado da proposta deste trabalho.




Número 1- Proteína integral
Número 2- Proteína periférica
Número 3- Carboidratos 
Número 4- Glicolipídio
Número 5- Glicoproteína
Número 6- Fosfolipídios
Número 7- Colesterol



RECEITA DA MEMBRANA:

Para a realização da membrana plasmática comestível foram utilizados os seguintes ingredientes:

  • Jujubas – Cabeça hidrofílica dos fosfolipídios;
  • Biscoito Wafer recheado – Colesterol;
  • Bala de gelatina “bananinha” – Proteínas;
  • Bala de gelatina “minhoquinha” – Glicolipídios;
  • Bala de gelatina “fini” - carboidratos
  • Palito de dente – Cauda do fosfolipídio;
  • Gelatina incolor – Sustentação das estruturas.





VIDEO DIDÁTICO SOBRE A MEMBRANA PLASMATICA


terça-feira, 23 de junho de 2015

QUIZ DA MEMBRANA PLASMÁTICA




1  - Marque a alternativa que completa melhor a frase a seguir:
“A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de _________ com moléculas de __________ inseridas”
  1. Proteínas e glicocálix
  2. Fosfolipídios e proteínas
  3. Fosfolipídios e lipídios
  4. Lipídios e fosfolipídios
  5. Proteínas e fosfolipídios
2 - Em 1972, foi proposto, por Singer e Nicolson, um modelo para explicar a estrutura da membrana plasmática. Esse modelo ficou conhecido por:
  1. Modelo da bicamada lipídica.
  2. Modelo do mosaico fluido.
  3. Modelo do mosaico lipídico.
  4. Modelo de Singer & Nicolson.
  5. Modelo da membrana de Singer.
3 - De acordo com seu conhecimento a respeito do modelo do mosaico fluido, marque a alternativa em que estão indicados corretamente os nomes das moléculas abaixo:
a.     1- Fosfolipídios e 2- Glicocálix.
b.    1- Proteínas e 2- Fosfolipídios.
c.     1- Fosfolipídios e 2- Proteínas.
d.    1- Proteínas e 2- Glicocálix.

4 - (PUC - RJ-2007) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:

a) todas as células dos seres vivos têm parede celular.
b) somente as células vegetais têm membrana celular.
c) somente as células animais têm parede celular.
d) todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
e) os fungos e bactérias não têm parede celular.




RESPOSTAS

1- Alternativa “b”. A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de fosfolipídios com moléculas de proteínas inseridas.
2- Alternativa “b”. Esse modelo ficou conhecido por mosaico fluido. Ele recebeu esse nome pelo fato de as proteínas e fosfolipídios se movimentarem em virtude da fluidez da membrana.
3- Alternativa “c”. As estruturas indicadas pelo número 1 são duas camadas de fosfolipídios, enquanto o número 2 indica as proteínas inseridas entre os fosfolipídios.
4- Alternativa “d”. Todas as células vivas apresentam membrana plasmática.



REFERÊNCIAS

 SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Exercícios sobre a membrana plasmatica. 2014. Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-membrana-plasmatica.htm>. Acesso em: 23 jun. 2015.


Célula de defesa: A membrana plasmática





Descrição:


   O médico Lee surgiu com uma arma que ele está usando para destruir as membranas celulares! Como você sabe, todas as células vivas dependem da membrana plasmática para regular o que vem de dentro e fora da célula. Sem a membrana plasmática, as células dos seres vivos são incapazes de manter a homeostase e assim irão morrer!

  Toda a vida em toda parte depende de você e o que você descobrir mais sobre a função e a estrutura da membrana plasmática! Boa sorte!


Instruções:


Clique para criar os objetos que você precise reparar a membrana! Arraste e solte-os onde eles precisam ir usando o mouse (ou tela sensível ao toque).